Estabelecer limites é importante!
Limites são princípios que você estabelece para se manter segura(o) e confortável no sentido piscologico/emocional e físico. Limites saudáveis envolvem dar a si o espaço interpessoal e mental para que você viva de acordo com seus próprios valores, objetivos e tenha relacionamentos que respeitem isso.
Saber falar “não”, te protege de pressões indevidas, de comportamentos indesejados e de ter seu humor, seu tempo ou sua mente sufocados pelos outros.
Determinar limites significa manter conexões gratificantes e positivas, que acrescentam coisas à sua vida em vez de invadi-la. E algumas pessoas não sabem lidar quando deixam de ser o foco central na relação. Não tenha medo de modificar ou perder essas conexões.
Mesmo que impor limites possa ser difícil, se quisermos viver uma vida que seja verdadeiramente nossa, é nosso direito e nossa responsabilidade fazê-lo.
Por isso, lembre-se: Você ensina os outros como devem te tratar pelo que você permite👍🏻, pelo que você impede✋🏻 e pelo que você estimula👏🏻.
Você reconhece seus limites? Eles tem sido respeitados por você e pelos outros? 🤔