Coragem não é a ausência de medo, é o domínio, resistência e enfrentamento do medo.
Você sabia que o medo e a ansiedade são emoções naturais, comuns e até necessárias à todos nós?! Essas emoções podem ser sinais que nos orientam sobre como podemos agir perante uma situação desconhecida.
Porém, quando sentidas e experenciadas de maneira desproporcional, podem nos paralisar, pois tendem a distorcer a realidade, nos fazendo superestimar os perigos e subestimar a nossa capacidade perante os desafios.
Medo e ansiedade disfuncionais, geralmente são estruturados em experiências reais ou imaginárias do passado, nos fazendo EVITAR o que nos causou e/ou causa desconforto.
O problema com a evitação é que mantemos o medo daquilo que nos incomoda. E quando evitamos e ficamos na defensiva, nosso mundo vai ficando cada vez menor. E aquilo a que focamos nossa atenção acaba se tornando nossa realidade. A evitação pode até trazer um alívio imediato à curto prazo, mas, a médio/longo prazo, causa limitação e frustração.
Em contrapartida, enfrentar o medo e se expor aos poucos ao que nos causa desconforto, aumenta nosso repertório e experiências positivas, fortalece nossa autoestima e nos ajuda a ter mais flexibilidade para se adaptar a novas situações. E assim, encontrar novos caminhos e possibilidades inovadoras.
Ou seja, você precisa passar por isso para que isso passe! 🙏🏻
Permita que o medo seja seu protetor e não seu paralisador.